segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FEITO DE AMOR E CHOCOLATE


A expectativa, no escuro duma sala iluminada apenas por um toco de vela, é o sopro. Alguns segundos depois os aplausos: completa-se mais um ano de vida. Vem em seguida o nobre ato: "O primeiro pedaço vao para...". Roteiro previsto.

Vamos fazer um recorte na história e imaginar a doação inicial num outro contexto: e se fizessem os jornais diários como bolo de aniversário? Capa, um estúpido e carnicento assassinato em letras garrafais: MORRE MAIS UM MORADOR DE RUA"... e o primeiro pedaço (matéria, página...) vai para...  Numa retrospectiva de tv: após enumerar os escândalos do PT nos últimos três mandatos... e o primeiro pedaço (roubo, esquema, cpi...) vai para... e quando, no dia-adia, se prega todo o tipo de preconceito, todo o tipo de injustiça, a mentira, a ganância, a intolerância religiosa, todo o tipo de discórdia, todo o tipo de autoritarismo, todo o ódio... o primeiro pedaço vai para...

Seria muito bom se todos fizessem um para o outro, tal como no aniversário, no que tange ao bem querer, a saudação, ao doar-se, presentear, cerebrar sem data marcada. Assim seria o fim do egocapitalismo, a queda do império do consumo e da ditadura da propaganda: o primeiro bombom de chocolate vai para... e assim com carros, eletrônicos, planos de saúde, enfim. Antes que se diga: "Isso é absurdo!", "Isso é uma Utopia!", eu sempre responderei que o primeiro pedaço do bolo (e todos os bons desejos) vai para minha mãe!

O corte umbilical é lembrado ao corte do bolo. Partir é sempre difícil, seja o bolo, o cordão ou deixar minha família enquanto o ônibus parte comigo dentro, é de partir o coração. Bye, bye Brasília, até breve!

____

Por que uma palavra de inundar os lábios e tão gastronomicamente sugestível tem outros descabíveis significados?

BOLO: "(ô), s. m. 1. Cul. Massa de farinha, a que se adicionam açúcar, manteiga, ovos etc.2. Fam. Pancada, na palma da mão, com a palmatória ou régua. 3. Rolo, confusão. 4. O conjunto das apostas que constitui o monte ao(s) ganhador(es)." E ainda tem: ...depois da espera demasiada por alguém percebe-se que esta nunca chegará, deu "bolo" (adição pessoal).

Nenhum comentário: